quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ataque a Pearl Harbor

O ataque a Pearl Harbor por parte do Japão em 7 de dezembro de 1941 provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda guerra mundial.
Mais de 2440 norte-americanos perderam suas vidas em Pearl Harbor, enquanto que, do lado japonês, as perdas foram mínimas: apenas 29 aviões e menos de 90 homens. Não obstante, o ataque a Pearl Harbor não foi um sucesso tão grande, e Fuchida, o homem que coordenou o ataque, entendeu isso perfeitamente. Para Fuchida - homem de mentalidade aeronáutica - ficou claro que o principal alvo do ataque não tinha sido atingido: os porta-aviões, a mais letal arma naval. O fato de terem escapado constituiu um sério golpe para os objetivos japoneses a longo prazo. Logo, não é de se espantar que Winston Churchill tivesse na noite de 7 de dezembro "o sono dos salvos e agradecidos de espírito". O caminho para a grande vitória, em Midway, 7 meses depois, estava aberto.


A maioria das pessoas não concorda que os EUA só atacaram o Japão por vingança, acha que tudo isso foi só para mostrar seu poder atômico.Mas ninguem lembra desse fato ocorrido, o Japão provocou a entrada dos EUA na 2ª guerra mundial. Quando atacaram Pearl Harbor.

Talvez as pessoas só pensam em como foi doloroso para o japão, mas não lembram que tambem foi doloroso para os EUA.

Não estou defendendo ninguem, mesmo porque numa guerra não há culpados ou inocentes. Mas tambem não aceito pensar que o EUA é o vilão de tudo e o Japão é o mocinho indefeso que de nada sabia.

Não critico quem defende um lado ou outro, e quero deixar bem claro que tambem não sou a favor de ninguem.

Apenas estou colocando minhas opiniões aqui, ate porque não aguentava mais guardar meus pensamentos só pra mim.

Pensem um pouco mais sobre este assunto, pesquisem, reflitam e depois se quiserem agradeço se postarem suas opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário